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Vivemos um histórico problema de baixa aprendizagem em matemática e português no Brasil. Na última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) o Brasil ficou na 66ª/70ª posição em aprendizagem da matemática, por exemplo. O analfabetismo matemático e português é fator de exclusão social, repetência e abandono escolar. Por outro lado, as práticas pedagógicas arcaicas tem desestimulado os estudantes e contribuído para a evasão. Neste sentido, a SETE se coloca, na comunidade, como uma instituição que busca renovar o compromisso com a escolarização e aprendizagem das crianças e adolescentes das diversas escolas públicas das redondezas. E um dos caminhos que temos encontrado para isso é unir o ensino destes conteúdos básicos com as tecnologias digitais.

Projeto @PED - Ações Pedagógicas em Ambientes Digitais

O projeto existe desde 2016 na SETE, atendendo, atualmente, em torno de 100 crianças e adolescentes da região, dentro de um projeto maior de contraturno escolar denominado Projeto Vamos Juntos. Une o ensino de matemática e português a partir de jogos eletrônicos de entretenimento, explorando as potencialidades de jogos como Minecraft, The Sims, Brawl Stars, dentre outros. O projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e foi  reconhecido, em 2019, como tecnologia social pela Fundação do Banco do Brasil por constituir uma prática de transformação social, com estímulo ao protagonismo local e capacidade replicadora em outros contextos. Além disso, é campo de formação inicial e continuada para educadores e educadoras de licenciaturas,

Matéria exibida pela ADUFG em outubro de 2017 nas suas redes de comunicação

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formando bolsistas, estagiários e professores para práticas de educação associadas às tecnologias digitais. Em janeiro de 2020, a TV-UFG (canal 15) fez uma matéria sobre o projeto no Programa Viver Ciência, que neste dia veiculada projetos ligados ou apoiados pela UFG que se utilizavam de jogos digitais para diversos fins. O projeto também foi escolhido, no ano de 2017, pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG) para ser apresentado na ocasião da comemoração do Dia dos Professores, como forma de valorizar a relevância social da docência universitária.

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Reportagem exibida pela TV-UFG (canal 15), em janeiro de 2020, no programa Viver Ciência

Já foram produzidas algumas publicações científicas sobre o Projeto, evidenciando, dentre outras coisas, que o projeto conquista o interesse das crianças e adolescentes, produz aprendizagens significativas e constitui um importante campo de formação para educadores. Abaixo, você pode conhecer as publicações já realizadas sobre o projeto desde 2016.

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